fbpx

5 motivos para usar a Telemetria na gestão de frotas

telemetria na gestão de frotas é um dos principais meios de cuidar de seu negócio, obter lucros e reduzir os problemas em seus veículos.

Você pode estar se perguntando: “mas o que é a telemetria?”.

Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão e recepção de dados de um determinado objeto. No caso da telemetria na gestão de frotas, o objeto analisado é o veículo.

Para que sua frota circule com mais segurança, é importante que você saiba quais passos ela está dando, como estão sendo os cuidados e o que precisa ser feito para melhorias. É aí que entra o trabalho da telemetria na gestão de frotas.

Principais motivos para usar a telemetria na gestão de frotas

Como você já deve imaginar, os benefícios da telemetria são inúmeros. Afinal, é possível ter o controle de todos os dados de sua frota na mão, para analisar resultados e mudanças a serem feitas.

Mas se você ainda não está convencido de que a telemetria é quase uma necessidade para cuidar de seu negócio, então veja os 5 principais motivos para adotar essa tecnologia:

1. Menor custo com manutenções

O monitoramento da sua frota pode ser feito em tempo real, ou é possível acompanhar um relatório ao fim do mês.

Com isso, a empresa recebe dados das acelerações, do desgaste das pastilhas dos freios, da forma como o veículo é conduzido, etc.

Tudo isso mostra se o veículo está sendo bem cuidado e qual o seu nível de desgaste. Assim, a empresa pode optar por uma manutenção preventiva, que sai mais em conta, ao invés da manutenção corretiva.

2. Tomada de decisão

Ao ter todos os dados reunidos da frota, os gestores podem jogá-los em uma planilha e identificar onde estão os erros, o que pode ser melhorado, o que deve ser evitado, entre várias outras decisões.

Isso porque, os dados permitem uma gestão melhor e mais precisa dos veículos

3. Gerenciamento de rotas

É mais comum que o ideal, que empresas de frotas sofram com desvios de rotas, com gastos desnecessários por caminhos errados e mais longos, sem contar com motoristas que fazem paradas desnecessárias.

Alguns dos dados que a telemetria na gestão de frotas oferece para acabar com esses problemas são: posição geográfica, velocidade, consumo de combustível, entre outros.

Com isso é possível saber se a condução está sendo ideal ou não.

4. Redução no consumo de combustível

Como citado nos itens anteriores, é possível analisar a rota realizada e a quantia gasta por quilômetro rodado.

Isso pode indicar se o motorista tem ações que aumentam o gasto da gasolina, como manter o motor ligado com o veículo estacionado.

5. Aumento da segurança

A telemetria na gestão de frotas tem outro ponto positivo, que é a integração com aparelhos eletrônicos.

Isso permite um contato imediato do gestor com o motorista, logo após a ocorrência de um erro.

Por isso, em casos de falhas no veículo ou em acidentes, um guincho ou até mesmo um socorro, pode ser acionado, uma vez que o gestor já está a par do que está acontecendo e possui a localização do veículo.

Além desses, existem diversos outros motivos para que a telemetria na gestão de frotas seja implementada. Se interessou pelo assunto e quer saber mais a respeito? A Point Sistemas oferece a melhor solução para sua frota.

Entre já em contato e converse com nossa equipe para mais segurança e cuidado na sua gestão de frotas!

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.