Você já ouviu falar em carga fracionada?
Quando uma empresa precisa realizar o envio de uma mercadoria, dentre os procedimentos que precisam ser realizados, um deles é definir a modalidade da entrega, podendo esta ser completa ou fracionada.
Cada tipo de carga possui algumas características, assim como vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso entender o que significa cada uma, além das devidas particularidades, para que o envio seja realizado da melhor forma.
E para ajudar você com isso, nesse artigo explicaremos sobre a carga fracionada, o que significa, suas características e a sua diferença da completa. Portanto, continue acompanhando esse artigo até o final para entender melhor sobre isso.
O que é Carga Fracionada?
A carga fracionada pode ser entendida como o envio de uma pequena remessa, podendo ter o seu custo compartilhado entre outras empresas com cargas menores.
Isso acontece porque, existem empresas que necessitam realizar o envio de apenas uma mercadoria pequena e para um determinado local. Dessa forma, para que o custo do envio não fique alto, a empresa pagará somente pelo espaço que a sua carga ocupa.
Para que você possa entender melhor, podemos utilizar um exemplo prático: suponhamos que você precise realizar o envio de um livro para um cliente. No entanto, a sua empresa fica localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, enquanto o cliente mora em São Paulo, capital.
Com isso, a sua empresa poderá optar pela carga fracionada, na qual, outras organizações que precisam enviar objetos de Belo Horizonte para São Paulo vão dividir o valor de envio.
Qual a diferença entre Carga Fracionada e Carga Completa?
Além da carga fracionada, há outra modalidade de transporte chamada carga completa. Por isso, para que você possa entender a diferença entre as duas, primeiro é preciso saber o que é a carga completa.
Como o próprio nome já diz, também conhecida como carga lotação ou fechada, a carga completa é quando o caminhão transportava mercadorias de apenas uma empresa, o que é comum quando a organização precisa enviar itens de grande volume.
Essa modalidade também pode ser utilizada para situações em que o cliente possui alguma restrição em relação ao compartilhamento da carga, ou necessita de mais urgência em sua entrega.
Conforme citado, o tipo de entrega da carga fracionada e completa se diferem muito. Além disso, cada situação possui algumas características que precisam ser consideradas no momento de definir por qual optar.
Portanto, a seguir, explicaremos quais são as principais diferenças entre elas.
Aplicação
Em relação à carga fracionada, sua aplicação é mais comum em empresas B2C, ou seja, uma negociação entre empresa e consumidor.
Isso acontece porque, quando um consumidor realiza alguma compra, principalmente em e-commerces, normalmente eles compram uma unidade do produto. Dessa forma, a empresa vendedora precisará entregar vários produtos pequenos para clientes de diferentes estados.
Por outro lado, quando se fala de negócios B2B, ou seja, de empresas para empresas, normalmente o envio de produtos é maior. Isso ocorre porque as organizações costumam comprar em grande escala as mercadorias para revenda. Em situações como essa, a carga completa é a alternativa ideal.
Definição de rota
Na modalidade de carga completa a rota do caminhão é mais fácil de ser tratada, visto que, normalmente ela terá somente um destino.
Já se tratando da carga fracionada, o planejamento deve ocorrer de maneira diferente, visto que o caminhão precisará entregar diversas mercadorias em vários destinos.
Normalmente, em situações como essa, a rota é traçada de forma que a entrega seja feita entre as cidades mais próximas até voltar ao seu ponto inicial.
Segurança
Quando uma empresa opta pela carga fracionada, ela passa a ter menos segurança em relação aos seus produtos. Isso ocorre uma vez que, devido ao fato de que trajeto tem diferentes paradas — já que cada produto ficará em um destino diferente — a segurança diminui.
Lead time da mercadoria
O tempo de entrega de uma mercadoria pode ter um prazo maior ou menor conforme a modalidade escolhida. Na carga fracionada o tempo de entrega é maior do que a alternativa completa.
O aumento do tempo ocorre pelo mesmo motivo citado no tópico anterior. Devido às diferentes paradas no trajeto, o produto a ser entregue terá um tempo um pouco maior.
Como funciona a operação desse tipo de carga?
A entrega de uma carga fracionada exige maior atenção da transportadora. Isso ocorre porque durante o trajeto ela vai levar diferentes tipos de produtos e para várias empresas. Por isso, a atenção precisa ser redobrada para evitar a perda ou confusão na entrega.
Para que isso ocorra da melhor forma, existem alguns procedimentos que precisam ser realizados. A seguir separamos os principais:
Definição de cubagem
A cubagem é um cálculo realizado para saber qual o peso/espaço ocupado por um produto dentro do veículo.
Isso é necessário pois existem mercadorias pesadas que ocupam pouco espaço, enquanto outras podem ocupar um espaço menor, mas são mais pesadas. Com a cubagem definida, será possível estabelecer o valor do frete de cada produto.
Segurança da carga
Outro fator importante que precisa ser realizado é a segurança das mercadorias. Essa parte precisa de mais atenção, uma vez que, conforme citamos, a carga fracionada possui mais riscos devido às inúmeras paradas durante a entrega.
Por esse motivo, é preciso definir os cuidados, para evitar roubo, perda ou defeitos nas mercadorias.
Roteirização
Quando é realizado um envio de um produto, a roteirização é feita para estabelecer as rotas que serão percorridas, visando o menor custo e tempo. Entretanto, no caso da entrega fracionada, a roteirização também exige muito cuidado.
Com as diferentes entregas que precisarão ser realizadas, será preciso definir a rota, de forma que o custo seja o menor possível e o prazo de entrega de todas as mercadorias também seja.
Sendo assim, a roteirização é outro procedimento que precisa ser feito para que o envio ocorra adequadamente.
Chegamos ao final deste artigo e agora você já sabe o que é a carga fracionada. Aproveite também para ler o nosso artigo sobre logística de transporte.