O transporte das mercadorias precisa ser feito de maneira adequada para cada produto e, se tratando das cargas especiais, é preciso ter alguns cuidados para garantir que os produtos sejam entregues da melhor forma possível, minimizando possíveis danos.
Por isso, para entender melhor sobre esse tipo de carga, é preciso primeiramente entender quais são as cargas especiais, para então saber quais são os cuidados necessários.
E para ajudar você com isso, nesse artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse tema. Continue acompanhando para saber mais. Boa leitura!
O que são cargas especiais?
As cargas especiais são tipos de mercadorias que quando são transportadas precisam de um cuidado a mais para evitar danos durante o percurso. Quando um produto precisa ser transportado, é observado qual o tipo de carga, pois cada tipo possui uma maneira de transporte.
Se tratando das cargas especiais, elas nessecitam que o armazenamento seja realizado com mais cautela, por isso o valor do frete pode elevar.
Quais tipos de cargas são consideradas especiais?
Conforme citamos, as cargas especiais são aquelas que precisam de mais cuidados, mas existem diferentes categorias de cargas especiais, visto que há produtos com aspectos diferentes, que precisam de cuidados a mais, mas são armazenados de maneiras divergentes.
Então, para você entender melhor sobre isso, a seguir separamos quais são os tipos de cargas especiais.
Frigoríficas
As cargas frigoríficas estão relacionadas à alimentação humana, por isso os cuidados são indispensáveis para evitar contaminações durante o percurso e colocar em risco a saúde das pessoas.
Esse tipo de carga também possui outras subdivisões, sendo elas cargas frigoríficas perecíveis e as congeladas. A seguir explicaremos com mais detalhes o que significa cada uma.
1. Perecíveis
As cargas perecíveis são aquelas que possuem uma validade, por isso o transporte precisa ser feito rapidamente, considerando que o produto pode estragar. O veículo utilizado também é muito importante para o envio dessas cargas, eles precisam ter um equipamento de redução de temperatura, sem que haja a formação do gelo. Além disso, o veículo precisa ser higienizado adequadamente para evitar contaminações. Alguns exemplos de cargas perecíveis são frutas e legumes.
2. Congeladas
Já as congeladas, como o nome diz, precisam ser resfriadas de forma que haja a formação do gelo. As carnes bovinas e de aves são alguns exemplos, mas além delas há outros alimentos como pizzas, lasanhas e pão de queijo.
Para que os alimentos sejam transportados, o caminhão precisa estar em uma temperatura de -20º, para garantir a conservação e que os alimentos continuem congelados.
Líquidas
As cargas líquidas também precisam de alguns cuidados especiais, principalmente aquelas que também precisam ser refrigeradas, como o leite, por exemplo.
Além disso, a luz solar é outro fator que pode causar danos em bebidas, por exemplo, isso porque pode afetar o gosto e até a coloração.
Dependendo do material que foi utilizado na embalagem, o transporte do produto precisa ser feito com ainda mais atenção.
As bebidas com embalagens de vidros, por exemplo, necessitam de alguns cuidados para que não quebrem durante o transporte.
Medicamentos
Os medicamentos também são cargas especiais e para ocorrer o transporte, todo motorista responsável pelo envio deles precisa apresentar alguns documentos.
Os remédios necessitam de alguns cuidados, pois o contato com o sol ou a temperatura podem afetar a composição dos medicamentos, também colocando em risco a saúde das pessoas.
Vivas
As cargas vidas são o transporte de animais, que são realizados em veículos especiais para que os animais não se machuquem durante o trajeto.
Para que esse transporte ocorra da melhor forma, é preciso também que os motoristas sejam qualificados para fazer o transporte adequadamente. Isso acontece porque freadas bruscas, por exemplo, podem prejudicar os animais.
Além disso, durante o percurso é preciso evitar que os animais se sintam estressados. Isso é necessário, pois quando os animais estão estressados eles liberam hormônios que podem prejudicar a carne para consumo.
Pesadas
Cargas muito pesadas também precisam de certos cuidados, pois é preciso respeitar a capacidade máxima do veículo e as dimensões que são estabelecidas no código de trânsito brasileiro.
Além disso, dependendo do tamanho da carga, pode ser necessário realizar operações especiais e uma autorização para que isso aconteça.
Por que existem classificações de cargas especiais?
As classificações de cargas são essenciais no transporte. Isso acontece, pois, conforme citamos, para cada classificação há uma forma de transporte diferente. Dessa forma, com as classificações fica mais simples de organizar o transporte das mercadorias.
Além disso, a definição do frete é realizada considerando diferentes fatores, incluindo o tipo de carga que será transportada. Sendo assim, a classificação também auxilia nisso.
Quais são os cuidados necessários com cargas especiais?
Conforme vimos, as cargas especiais precisam de certos cuidados que vão variar de acordo com cada tipo de carga.
Mas para você entender melhor sobre como funciona, a seguir separamos quais são os principais cuidados que você precisa ter.
Escolha de embalagem
Cada tipo de mercadoria precisa de um tipo de embalagem, e essa é uma etapa indispensável para garantir que todos os produtos sejam transportados adequadamente.
Se tratando de um produto de vidro, por exemplo, é preciso protegê-lo com plástico bolhas e papelão para que não quebrem durante o percurso. Sendo assim, será necessário verificar cada produto para verificar qual a embalagem de cada um.
Planejamento da rota
O planejamento rota é uma das atividades mais importantes na logística de transporte, pois será com o planejamento que vai ser definido rotas mais rápidas e com menor custo (pedágios ou danos nas ruas).
Além disso, se a carga for viva, é muito importante buscar um caminho em que não haja muitos buracos nas vias, por exemplo.
Isso será necessário para que os animais tenham conforto durante o percurso.
Cuidados no envio e desembarque
A equipe responsável por colocar os produtos no transporte precisa ter alguns cuidados. Para isso, será preciso criar protocolos para que os produtos sejam posicionados de maneira que não se danifiquem durante o envio.
O mesmo vale para a retirada das mercadorias no momento de chegada. Afinal, dependendo de como as mercadorias são retiradas, isso também pode danificá-las.
Chegamos ao final desse conteúdo, aproveite para conferir o nosso artigo sobre logística de transporte!