fbpx

Como medir o NPS na Logística de Entrega

Medir NPS

Com a finalidade de medir a lealdade dos clientes de uma empresa, Fred Heichheld criou a métrica NPS, Net Promoter Score. O estudo foi divulgado, em 2003, na revista da Universidade de Harvard, primeiramente em formato de artigo, com o nome de “The One Number You Need to Grow” e, posteriormente, lançado em livro com o título “A pergunta definitiva”, detalhando melhor o estudo.

A importância da métrica consiste em verificar a satisfação e o grau de fidelidade dos clientes. Assim, com a opinião dos consumidores em relação ao serviço prestado pela empresa, é possível realizar melhorias que podem garantir a fidelização desses clientes.

Como utilizar a métrica NPS

Em resumo a pesquisa é de fácil aplicação e consiste em uma pergunta objetiva sobre a probabilidade de o cliente sugerir os serviços ou produtos da empresa para um amigo. Um exemplo de questão:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a empresa X para um amigo?

É possível também deixar um espaço para que o cliente possa justificar sua resposta, assim sua empresa contará com uma maior riqueza de informações quanto ao produto ou serviço.

Além da facilidade para implementação e adesão, afinal é uma pesquisa rápida para se responder, a metodologia diminui a possibilidade de manipulação que pode ocorrer em uma pesquisa extensa, já que a ordem das perguntas pode influenciar na opinião do consumidor.

Resultados e categorias de clientes

Por meio da pontuação dada como resposta, os clientes podem ser divididos nos seguintes grupos:

Nota 9 e 10 – Promotores

É o grupo de clientes que toda empresa ama possuir, afinal eles já são fidelizados e gostam do trabalho ou produto da empresa, podendo divulgar para os amigos por vontade própria.

Por já serem leais, é importante que se tenha cuidado para que a relação existente permaneça saudável e o número de clientes pertencentes ao grupo cresça.

Nota 7 e 8 – Neutros

Os clientes deste grupo não demonstram insatisfação, mas também não estão fidelizados. Se indicarem a empresa aos amigos, farão utilizando observações para os pontos que eles acreditam serem negativos.

Nota 0 a 6 – Detratores

Afinal, os clientes insatisfeitos com a empresa, eles estão com alguma problemática quanto ao produto ou atendimento. Assim, eles farão críticas da empresa aos seus amigos e possuem altas chances de cancelarem o serviço ou não mais adquirirem os produtos.

Cálculo do NPS

Com as respostas dos clientes, chegamos à nota do NPS da empresa. É uma metodologia simples, desconsidera-se os clientes neutros e se utiliza apenas os promotores e detratores, vejamos um exemplo:

Uma empresa que recebeu 10 notas, sendo:

5 promotores – 50% da pesquisa: 0,5

3 detratores – 30% da pesquisa: 0,3

2 neutros – 20% da pesquisa: 0,2

Pegamos os promotores e subtraímos com os detratores:

Promotores – Detratores = NPS

0,5 (50%) – 0,3 (30%) = 0,2

Utilizando a porcentagem, a nota do NPS é 20.

Avalie sua empresa e reverta ações errôneas

Com o resultado, agora é possível avaliar sua empresa, vejamos as métricas de avaliação:

Excelente: 75 a 100

Muito bom: 50 e 74

Razoável: 0 e 49

Ruim: -100 e -1

Outro ponto positivo da métrica é a possibilidade de comparação com outras empresas do mesmo setor. Se a nota for baixa, a empresa possui uma grande quantidade de clientes neutros ou detratores, mostrando que há alguma problemática em seu negócio.

É necessário agir e reverter a situação para que os clientes fiquem satisfeitos e seu negócio tenha um bom posicionamento no mercado e nas redes sociais, possuindo uma boa avaliação.

Gostou das informações? Então não deixe de conferir mais publicações de nosso blog e comente o que achou!

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.