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Entrega de produto: como melhorar a satisfação do seu cliente

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A entrega de produto é um fator que impacta diretamente na experiência do consumidor e consequentemente, na sua satisfação. Nem sempre, esse fator é levado em consideração para melhorar a experiência com a marca, mas é essencial para que isso aconteça, afinal quem não gosta de receber um produto em ótimas condições e rapidamente?

Então para garantir que o seu cliente fique satisfeito com a sua empresa ou produto comprado e se torne um cliente fiel, é importante otimizar e melhorar a entrega.

E para ajudar você com isso, nesse artigo separamos 6 estratégias para você otimizar as suas entregas e fidelizar o seu cliente. Continue acompanhando para saber mais.

1. Faça um planejamento de entrega

O planejamento de entrega é um dos passos mais importantes para que você faça a distribuição da mercadoria adequadamente e melhore a satisfação do seu cliente. É através do planejamento que você vai definir alguns aspectos importantes sobre a entrega do produto.

Mas antes de realizar o planejamento, é preciso que você defina se vai optar por fazer uma entrega própria, mista ou terceirizada. Ou seja, se a sua empresa vai ficar responsável por todo o processo de entrega, parte dele ou se vai terceirizar essa função para uma empresa parceira. 

Estabelecendo isso, alguns fatores importantes para se considerar referente a entrega de uma mercadoria, caso você seja responsável pela entrega própria ou mista, são:

  • custo da operação;
  • tipo de carga;
  • veículo mais indicado;
  • rota;
  • tempo de deslocamento;
  • prazos estipulados.

Sabendo dessas informações, ficará mais fácil de você definir a sua logística de entrega e otimizá-la.

2. Otimize de processos de entrega

Os processos de entrega precisam ser constantemente otimizados, pois assim você vai utilizar as melhores rotas, entregar os produtos em um tempo menor e com o melhor custo. Para realizar a otimização dos processos é preciso definir alguns indicadores de desempenho, dessa forma você vai conseguir medir os resultados obtidos com as entregas. 

Algumas sugestões de itens que você pode avaliar são o número de entregas feitas dentro de um determinado período, comparando com outra rota já realizada, a avaliação do motorista, a satisfação do cliente com a entrega e outros. É importante também, que você invista em softwares ou ferramentas que facilitem o monitoramento. 

3. Tenha parceiros de qualidade

A entrega de produto envolve não somente a distribuição da mercadoria, mas a embalagem  — ou a caixa que a mercadoria é inserida para o envio — e o próprio estoque. Desse modo, ter parceiros de qualidade é essencial para você melhorar a entrega e consequentemente a satisfação do cliente.

Um bom parceiro é aquele que possui um ótimo custo-benefício e se mantém fiel aos prazos que foram estabelecidos. Uma sugestão, é eventualmente revisar o andamento do trabalho com os seus parceiros para avaliar se é necessário ou não realizar uma troca.

4. Invista no unboxing experience

Você já ouviu falar em unboxing experience? Essa é uma estratégia que visa oferecer para o cliente uma experiência melhor com o objeto comprado. Ou seja, quando o cliente recebe uma compra em casa que teve a utilização dessa estratégia, a mercadoria é entregue com uma embalagem personalizada, recados escritos à mão e outros detalhes que fazem toda diferença.

Então para melhorar a entrega do produto é importante que você invista nessa estratégia e a seguir, separamos algumas dicas de como implementá-la na prática.

Utilize uma boa embalagem

Pode parecer algo simples, mas a embalagem de um objeto causa um grande impacto na experiência de quem recebe — principalmente quando ela pode ser reaproveitada depois do seu uso. Caixas personalizadas com as cores da marca tornam uma experiência mais atrativa e possibilitam que o consumidor guarde-a para presentear outra pessoa futuramente.

E quando o cliente guarda a embalagem, por ser muito bonita e poder utilizá-la depois, isso permite que ele mantenha a marca da sua empresa em casa, melhorando o relacionamento com o mesmo e aumentando a possibilidade de uma fidelização.

Envie mimos

Receber mimos é algo que muitos clientes adoram e essa é uma ótima forma de melhorar a entrega do produto. Você pode investir em mimos personalizados com a identidade visual da marca, que vão fazer toda diferença na entrega.

Outra sugestão é enviar cupons de descontos para incentivar o cliente a fazer mais uma compra. Uma estratégia comum é utilizar frases dizendo o quanto aquele cliente é importante, e por isso ele está recebendo um cupom especial.

Escreva recados à mão

As cartas feitas à mão são uma maneira de tornar o item mais personalizado e humanizado. Quando uma pessoa escreve à mão o nome de quem comprou e deixa um recado, isso traz a sensação de que o cliente realizou a compra com uma pessoa e não com uma empresa.

Os recados não precisam ser sempre enviados e não é necessário fazer uma carta grande. Escrever o nome do cliente na embalagem e agradecer pela compra à mão, já faz diferença na entrega de produto.

5. Mantenha um bom controle de estoque

O controle de estoque é o monitoramento dos produtos da empresa, para que, quando uma compra for realizada, as mercadorias estejam prontas para serem retiradas. 

Além disso, o controle de estoque também evita perdas e o acúmulo de produtos, por isso ele é essencial para garantir uma boa entrega de produto. 

Para fazer isso, você pode criar um inventário, para manter o controle de todos os produtos que entram, saem e a quantidade de cada um. Além disso, buscar ferramentas automatizadas facilitam esse processo.

6. Utilize softwares de gestão

Conforme sugerimos no tópico anterior, os ‘softwares’ de controle de estoque são uma excelente forma de automatizar os processos, minimizar erros e custos. Hoje, existem ‘softwares’ que não somente controlam os produtos, mas também toda a rota de entrega. 

O MyTraking, por exemplo, é um software de gestão de entregas e veículos que permite que você visualize, gerencie e elabore estratégias para a entrega das suas mercadorias. Com ele você tem acesso a painéis, KPis e relatórios gerenciais em tempo real e automáticos, facilitando a logística de entrega.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como identificar o vilão das suas entregas!

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