fbpx

Logística 4.0: entenda o que é e quais são as suas características

logistica-4.0

Baseada na quarta revolução industrial, a logística 4.0 veio com novas aplicações para otimizar os processos da logística de transporte. Com essa evolução, há novos recursos que proporcionam diferentes vantagens para as empresas, incluindo o aumento de produtividade e a redução de custos. 

Então, para que você possa entender melhor sobre o assunto, nesse artigo separamos os principais tópicos para você entender o que é a logística 4.0, além de saber como implementá-la. 

Continue acompanhando até o final e boa leitura.

O que é a logística 4.0?

A logística 4.0 pode ser entendida como a evolução da logística tradicional devido à chegada da quarta revolução industrial. 

Nesse novo cenário, o gerenciamento do fluxo de produtos está integrado e entrecortado com o uso das novas tecnologias, gerando um aumento na produtividade, agilidade e redução de erros nas operações.

Nesse novo modelo, o objetivo é que os processos operacionais se tornem automatizados com uso do Big Data, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Sistema de gestão e Business Intelligence (BI) — que fazem parte da quarta revolução industrial.

Mas apesar das suas vantagens, a implementação desses novos recursos ainda é desafiadora, principalmente no Brasil. Isso porque, conforme os dados divulgados pelo Valor Econômico, o Brasil terá dificuldade de introduzir essa evolução.

Quais são as características da logística 4.0?

A logística 4,0 possui as mesmas características que a indústria 4.0. Por isso, para que você possa entender melhor, é preciso conhecer quais são as tecnologias presentes na quarta revolução industrial e a sua relação com a logística. 

A seguir, explicaremos sobre cada uma delas:

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas diz respeito aos dispositivos utilizados no dia a dia terem conexão com a internet, além de estarem conectados entre si. 

Essa aplicação é muito presente no transporte e logística, já que as empresas nesses nichos estão utilizando essa tecnologia para: 

  • Aumentar a segurança de TI;
  • Melhorar os sistemas de comunicação;
  • Realizar monitoramento da cadeia de suprimentos;
  • Fazer o rastreamento de veículos.

Cloud Computing

Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem, é a capacidade de armazenar dados e programas na internet. 

Essa realidade está cada vez mais comum no cotidiano de pessoas e empresas, pois a praticidade do armazenamento em nuvem permite que você consiga acessar dados e arquivos de qualquer lugar que tenha acesso à internet. 

Essa funcionalidade também possibilita maior segurança no armazenamento dos dados, pois em casos de perda de um smartphone, tablet ou computador, por exemplo, os arquivos ainda permanecerão em segurança.

Na logística 4.0, o Cloud Computing traz várias vantagens para empresas que já implementam essa tecnologia. Isso acontece porque esse recurso ajuda a melhorar o nível de comunicação, reduzir os custos, integrar setores e modernizar processos.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é caracterizada pela tomada de decisões realizadas por máquinas, permitindo previsões de comportamentos e, assim, minimizando problemas que podem surgir. 

Na logística, a inteligência artificial traz várias vantagens, pois ela promete receber mercadorias, realizar o controle de estoque, fazer devoluções, separar produtos e até mesmo realizar a entrega ao cliente.

Embora isso ainda não seja comum no Brasil, nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon tem o aval para realizar as entregas dos produtos através de drones, reduzindo drasticamente os custos de entrega, além do tempo estimado para tal.

Além disso, a IA aplicada na logística é capaz de realizar a gestão de transporte de cargas, gestão de frotas e supply chain (gestão de cadeia logística).

Qual a diferença entre a logística tradicional e a 4.0?

A logística 4.0 traz algumas mudanças em relação à logística tradicional, por isso, antes de implementá-la, é preciso conhecer as principais diferenças entre ambas. A seguir separamos quais são elas:

Estoque

Logística Tradicional: na logística tradicional, o estoque é caracterizado pela grande quantidade de produtos acumulados, principalmente para que não falte na hora da entrega. 

Logística 4.0:  já na versão 4.0, o estoque é otimizado para que os produtos estejam disponíveis para entrega, mas sem que haja o acúmulo de mercadorias, evitando produtos parados.

Centro de Distribuição

Logística Tradicional: na versão tradicional, os centros de distribuição tendem a ser obsoletos e offline. 

Logística 4.0: já na versão mais atual, eles passam a ser inteligentes e dinâmicos

Lead Time 

Logística Tradicional:o lead time ou tempo do ciclo de produção, no modelo tradicional, tende a ser maior. 

Logística 4.0: nessa versão, o tempo de espera é reduzido, aumentando a produtividade.

Know-how 

Logística Tradicional:  na logística tradicional, a expertise e o conhecimento adquirido pela empresa e os colaboradores são menores.

Logística 4.0: em contrapartida, na versão 4.0, com o uso das aplicações, existe mais conectividade, permitindo maior proveito e conhecimento na execução das atividades.

Inventários

Logística Tradicional: os inventários na logística tradicional geram grandes perdas. 

Logística 4.0: com a chegada da 4.0, as informações do inventário serão atualizadas em tempo real, minimizando a possibilidade de perdas.

Operacional

Logística Tradicional: sem o uso das novas tecnologias na versão tradicional, passa a existir um aumento de erros operacionais que influenciam diretamente a entrega e o carregamento das mercadorias. 

Logística 4.0: já nesse modelo, com a integração da cadeia de suprimentos e serviços, os erros são reduzidos. 

Como começar a implementar?

Apesar dos desafios na sua implementação, aderir a logística 4.0 é fundamental para empresas que querem reduzir os seus custos, melhorar a produtividade, diminuir o tempo de produção, entrega de produto e, é claro, ter um diferencial competitivo. 

Então, para começar a implementar, é preciso primeiramente verificar as principais necessidades da sua empresa para saber quais das aplicações precisam de maior prioridade. 

Além disso, verifique a verba disponível para a implementação da mesma. Procure por softwares e sistemas que atendam a necessidade da sua organização e invista em treinamentos, para que toda a equipe esteja alinhada com o seu uso e tenha familiaridade na execução.

Chegamos ao final desse artigo e agora você já entendeu o que é a logística de entrega, quais são as suas aplicações e como implementar. 

Se gostou desse artigo, aproveite também para conferir o nosso artigo sobre logística de transporte.

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

O que é o Sistema TMS e seus benefícios

A implementação de um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) como o MyTracking otimiza operações logísticas, reduz custos e melhora a eficiência e o atendimento ao cliente. Além disso, oferece maior controle, visibilidade e conformidade com as regulamentações.

Leia mais »

Dia da Logística: Evolução e o Futuro com a Tecnologia

No Dia da Logística, celebrado em 6 de junho, reconhecemos a importância vital da logística na economia global. Comemorando desde as antigas rotas comerciais até as inovações tecnológicas modernas, destacamos a evolução contínua e o papel transformador da tecnologia no setor.

Leia mais »

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.