Você sabe ou já ouviu falar em logística de entrega? A logística de entrega é uma das áreas essenciais para garantir uma boa experiência para o consumidor. Com ela, você reduz os problemas de entrega, minimiza os gastos e aumenta a probabilidade de fidelização de um cliente.
No entanto, nem sempre é dada a devida importância para a logística de entrega, fazendo com que as empresas tenham problemas na distribuição dos produtos e não saibam como resolver ou otimizar os processos. Então para garantir que você entenda sobre isso e melhore a entrega do seu produto, trouxemos esse conteúdo. Nesse artigo vamos explicar o que é a logística, qual a sua importância e como otimizar. Portanto, continue acompanhando esse artigo até o final!
O que é logística de entrega?
A logística de entrega, ou de transporte, é uma área dentro da logística que visa realizar entregas com o menor custo, de forma ágil e com segurança.
Muitas das vezes, quando pensamos na experiência do consumidor, esquecemos de considerar a logística de entrega, mas ela é fundamental para que o consumidor receba o seu produto com agilidade, aumentando a sua satisfação com a empresa.
E para que a logística seja feita corretamente, existem alguns fatores importantes para isso acontecer e que precisam ser considerados. Alguns são: o custo da operação, o tipo de carga, o veículo mais indicado, rota, tempo de deslocamento, prazos estipulados, tipos de produtos e outros, que vamos explicar com mais detalhes ao longo do artigo.
Qual a sua importância?
Conforme citado, a logística de entrega possui um forte impacto no desenvolvimento da empresa, e isso também determina a credibilidade da empresa.
Por exemplo, se existe uma determinada empresa de varejo que possui serviços de ótima qualidade e com um bom custo benefício, mas ela não garante uma entrega adequada, podendo entregar o produto em condições ruins ou com um prazo maior do que foi estipulado, ela não conseguirá fidelizar os seus clientes e manter uma boa imagem no mercado.
Então, para evitar que isso aconteça, a logística de entrega precisa ser bem estruturada e constantemente otimizada.
Como otimizar processos?
A otimização de processos na logística de entrega é necessária para diminuir os custos e melhorar a qualidade na entrega dos produtos. E para que isso aconteça, existem alguns fatores que precisam ser considerados. A seguir, separamos alguns deles.
1. Mantenha o controle de estoque
O primeiro fator é o controle de estoque, que é essencial para evitar empecilhos na entrega do produto.
Por exemplo, imagine que um cliente solicitou um determinado produto e na hora do envio, você percebeu que o produto acabou.
Situações como essa acontecem porque não houve o controle necessário para verificar se o estoque precisava de reposição ou não.
O mesmo serve para observar se existe uma mercadoria que está ficando estocada, necessitando de ações de marketing para que isso não ocorra.
Portanto, o controle de estoque está diretamente relacionado a entrega do produto, e precisa ser considerado para não deixar que o prazo de entrega se estenda devido um produto não recebido, por exemplo.
2. Verifique constantemente a qualidade dos produtos
No momento em que um produto é comprado o cliente vai esperar receber aquela mercadoria com qualidade. No entanto, se uma empresa não verifica se todos os produtos estão com uma boa qualidade, assim que eles forem entregues, o cliente ficará insatisfeito com a organização.
Além disso, a entrega de um produto com defeito ocasionará em mais custos para a empresa, uma vez que, será necessário enviar novamente, gastando mais dinheiro com transporte.
3. Realize o planejamento de rotas
O planejamento de rotas é uma forma de diminuir o custo da entrega e enviar o produto em um tempo menor. Isso acontece porque em um planejamento você vai verificar os melhores caminhos, o veículo mais econômico e, caso você possua uma transportadora terceirizada, a que possui o menor custo.
O planejamento também possibilita que você garanta uma entrega mais satisfatória para o seu cliente, pois com toda a rota traçada, vai ser possível estipular um prazo para entrega maior, enviando em um período menor e assim, aumentando a satisfação do cliente.
4. Invista na logística reversa
Apesar do planejamento logístico diminuir a possibilidade de erros na entrega, ainda sim, pode ocorrer de um produto não chegar para o cliente devidamente. Nessas condições, é fundamental que você mantenha a logística reserva — também conhecida como devolução — bem estruturada.
Com todo esse processo pronto, caso ocorra algum empecilho durante o trajeto será mais fácil de solucionar e recuperar a satisfação do cliente.
5. Garanta um bom treinamento para a sua equipe
Você já ouviu falar que um treinamento é a solução de problemas em uma organização? Isso é uma verdade em diferentes áreas, porque quando a sua equipe está treinada e bem preparada, ela consegue encontrar a melhor forma de solucionar um problema.
Portanto, invista no bom treinamento para seu time. Garanta que todos estejam conscientes e preparados para garantir, não somente uma entrega satisfatória, mas também assegurar que todas as etapas da logística de entrega sejam realizadas de forma otimizada.
6. Crie mapas de entrega
O mapa de entrega é um modelo visual feito para você traçar todas as etapas de entrega de um determinado produto. Isso possibilita que você trace diferentes modelos de distribuição de acordo com cada mercadoria.
A grande vantagem dos mapas mentais é que são bem simples de visualizar e permitem que você fortaleça as melhores rotas e com um bom custo para as operações. Assim, você pode duplicar algum modelo que funcionou bem para outros produtos semelhantes. Outra ideia é descartar aqueles que não se adequaram, mantendo uma boa otimização no sistema de entrega.
Chegamos no final deste artigo e agora você já pode utilizar tudo que aprendeu na sua empresa e melhorar a sua logística de entrega. E se você gostou desse conteúdo, aproveite para aprender mais sobre esse tema. Confira o nosso artigo no blog sobre sistema de gestão de entregas.