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Metodologia 5s: o que é? Como utilizar na logística de transporte?

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A metodologia 5S possui conceitos que são simples e pode ser implementado em várias áreas, incluindo a área de logística de transporte, melhorando a performance e qualidade das entregas.

Graças ao conceito ser pautado em ideias simples, não é necessário grandes mudanças estruturais para implementar na sua empresa, o que torna a metodologia muito mais atrativa. 

E o melhor, ela gera resultados relevantes nos quesitos de qualidade, lucratividade e segurança. Quer conhecer mais sobre a metodologia 5S e sua aplicação na logística? Veja a seguir

Qual a origem da metodologia 5s?

Sua criação aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, por Kaoru Ishikawa, de acordo com estudos e relatos da época, a sua formação foi em Engenharia Química, e conta com mais de 640 artigos e mais de 30 livros publicados ao longo da sua vida.

Os trabalhos com maior expressão da carreira de Kaoru, são relacionados à área de controle de qualidade. Nos anos 50, o Japão estava destruído pelos efeitos da guerra, e precisava se reerguer, mas não contava com muitos recursos.

Erros de qualquer proporção ou desperdício comprometeria toda a sociedade da época do Japão, e poderia ter reflexos nas gerações futuras. E nesse cenário, houve a criação da metodologia 5S, com teorias com aplicações simples e resultados rápidos.

Tornou-se um método utilizado mundialmente, e não apenas em qualidade, principal área de atuação de Kaoru, mas em várias áreas.

No que consiste a metodologia 5S?

A metodologia 5S auxilia na administração de uma empresa, setor ou equipe, de acordo com princípios previamente estabelecidos. Onde o objetivo central é melhorar a qualidade de vida do ambiente de trabalho, favorecendo assim a produtividade.

Assim como o que ocorreu no Japão na década de 50, o método busca reduzir ou mitigar o desperdício de qualquer tipo, seja de recursos ou de tempo. O que é mais comum do que se imagina nas empresas, principalmente em áreas estratégicas.

Apesar de ser considerada como uma poderosa ferramenta de qualidade, ela está mais para uma filosofia que precisa ser incorporada ao dia-a-dia das empresas, em valores e na sua atuação, já que ela começa agregar valor quando se torna parte integrante da cultura organizacional e é inserida na rotina dos 

colaboradores.

Como aplicar a metodologia 5S no setor de logística de transporte?

Ela é aplicada a partir de 5 conceitos, e por esse motivo a metodologia é conhecida como 5S. Cada um dos conceitos tem uma aplicação, e motivo para ser aplicada dentro de uma cadeia de eventos.

Veja mais sobre os conceitos e sua aplicação na logística de transporte!

Seiri – Senso de utilização

O conceito Seiri indica a necessidade de separar tudo aquilo que tem utilidade, para aquilo que não agrega nenhum tipo de valor. E não estamos falando apenas sobre itens físicos, como materiais e ferramentas, como sobre o intelectual, como conhecidos antiquados e ferramentas arcaicas, por exemplo.

No entanto, o principal objetivo não é descartar, mas avaliar se pode ter um novo uso ou ser utilizado futuramente de outra forma.

Para saber o que se encaixa dentro desse conceito, faça duas perguntas:

  • Quando foi a última utilização?
  • Quando será utilizado?

De acordo com as respostas obtidas, você saberá o que deve ser feito! Se for aplicar na sua empresa, pode ser interessante envolver as equipes que fazem parte do uso de tal item, para ter certeza das respostas obtidas e da ação a ser tomada.

A aplicação na área de logística pode estar relacionado com documentos antigos, onde alguns devem ser mantidos, de acordo com a legislação vigente, como documentos financeiros, notas fiscais, DANFEs, entre outros. Mas existem outros documentos que podem ser descartados.

Seiton – Senso de organização para a logística de transporte

A organização é um ponto muito importante para qualquer atividade profissional, já que um ambiente desorganizado corrobora para uma mente turbulenta e fora de ordem.

Todos os profissionais devem manter seu ambiente de trabalho em ordem, de forma que auxilie na execução das atividades diárias. O conceito Seiton prega justamente isso, a organização como chave para o sucesso.

Organize os documentos, as rotinas, as atividades, tenha o controle sobre tudo que precisa ser feito, documentos devidamente etiquetados, tudo para que seja possível evitar o retrabalho.

Na logística de transporte, é muito importante manter o controle das entregas, das rotas. Se houver veículo próprio envolvido, existem pontos que devem ser incluídos no controle, como documentação, combustível, peças e manutenção.

Seiso – Senso de limpeza

No terceiro conceito, o Seiso, ele visa manter o limpeza do ambiente corporativo, de forma colaborativa, para que todos os profissionais se sintam bem trabalhando naquele local.

Você já trabalhou em um ambiente sujo? Ou em um ambiente desorganizado e com várias coisas manchadas ou com alimentos podres? É horrível, não é? O rendimento e a energia de produção caem absurdamente.

Por isso, é importante manter o ambiente limpo!

Na sua empresa, você deve conscientizar os colaboradores que a limpeza é de responsabilidade de todos, mas crie cartilhas com boas práticas para alguns pontos, como:

  • Boas práticas ao utilizar o banheiro e a copa;
  • Reforce a importância da separação do lixo, e que esse processo inicia na hora do descarte pelo próprio colaborador, mas a empresa deve disponibilizar as lixeiras adequadas;
  • Regras de convivência para manter o ambiente limpo e conservado.

Seiketsu – Senso de saúde ou padronização

O quarto conceito, pode ser entendido como saúde ou por outras fontes, como padronização. Onde o objetivo central é a criação de padrões para execução de rotinas e processos, e manter um ambiente de trabalho uniforme.

De forma que seja possível preservar a saúde física e mental dos colaboradores. Mas como isso se aplica à sua empresa?

O uso de EPIs, por exemplo, quando for aplicável, mesmo sendo uma questão legal, deve ser considerado como um item de padronização e de saúde, pois a obrigatoriedade de uso pode garantir a saúde do colaborador em exercício da profissão.

O respeito à jornada de trabalho, independente da área de atuação, é uma padronização que visa a qualidade de vida dos colaboradores.

A padronização de ferramentas, como a centralização de controle de entregas, pode auxiliar na manutenção da saúde e de um ambiente saudável de trabalho, já que haverá menos problemas e menos reclamações e processos por parte dos clientes.

Shitsuke – Senso de disciplina

Por fim, chegamos ao quinto conceito, que é a busca pela entrega pessoal dos colaboradores, de forma que a ética e moral sejam mantidas ao longo das relações de trabalho e entregas de atividades.

O principal objetivo aqui é que o colaborador seja responsável e autogerenciável pelas suas atividades, sem que exista a necessidade de supervisão constante. Criamos um ambiente mais amigável e com menos cobranças.

E para alcançar isso na sua empresa, principalmente na área de logística de transporte, você pode investir em treinamentos e reciclagens, tanto externos quanto internos.

Manter a comunicação aberta com os colaboradores também é uma forma de garantir um ambiente com menos cobranças e com mais responsabilidades.

O motorista que fará a entrega de um produto deve conhecer suas responsabilidades, suas metas e seus prazos. Assim como os demais colaboradores da empresa, independente da hierarquia.

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