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6 motivos para usar tecnologia na logística

Você já pensou em fazer investimento em tecnologia na logística? A logística é uma área responsável pelo fluxo de mercadorias e suprimentos no ambiente corporativo, ou seja, tem impacto direto nas receitas do negócio.

Nesse sentido, investir em tecnologia deve ser visto como algo fundamental para tornar o negócio mais eficiente e inovador. As equipes poderão trocar dados com mais facilidade e rapidez além de focar mais seu tempo em outras atividades importantes.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o texto a seguir!

Por que ter uma logística funcional é importante?

O setor logístico é uma das áreas críticas para qualquer empresa. Ela garante aos times de produção que todos os materiais estarão em suas mãos na hora certa (inbound) ou que as entregas sejam realizadas nos prazos acordados (outbound e transferência).

Por isso, os processos logísticos devem ser moldados para reduzir erros, gerar integração e melhorar a forma e o ambiente de trabalho. Afinal, falhas podem contribuir para aumento de custos e reduzem a performance e a competitividade da companhia no mercado.

Como utilizar a tecnologia na logística?

Para integrar a tecnologia na logística, há uma série de soluções que podem ser pensadas para o melhorar o negócio. Cada uma leva a ganhos em áreas diferentes, sendo as mais tradicionais as seguintes:

Quais impactos a TI traz para a logística?

A tecnologia pode trazer grandes impactos no dia a dia do setor de logística. Ao investir nas soluções apontadas acima, o gestor conseguirá encontrar meios para agregar valor aos serviços da área e, com isso, trazer maior competitividade para a empresa. Veja os impactos dessa abordagem a seguir!

1. Otimizar os processos corporativos

A otimização de processos corporativos é algo que toda empresa busca. Quanto mais otimizadas as atividades forem, mais habilidade os times terão para entregar resultados de um modo eficaz, inteligente, inovador e dinâmico. Ao mesmo tempo, haverá mais habilidade para cortar gastos e focar na entrega de resultados.

Ao integrar a tecnologia na logística, o gestor poderá realizar esse trabalho com mais qualidade. Da distribuição de rotinas à avaliação do que pode ser melhorado, tudo será feito com mais dados e mais agilidade. Dessa maneira, as equipes sempre estarão em dia com as demandas de clientes e parceiros comerciais.

2. Ter mais controle sobre as rotinas internas

A integração da tecnologia na logística também permite ao gestor ter um alto controle sobre como cada rotina é executada. Em um cenário de alta competitividade, isso é um fator estratégico: acompanhar o dia a dia dos times reduz as chances de erros não serem detectados e corrigidos rapidamente, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real reduz o número de gargalos e gera mais dados para otimizar as rotinas. Desse modo, todos podem trabalhar continuamente para gerar valor aos serviços da empresa, com investimentos de alto retorno e metodologias de trabalho realmente funcionais.

3. Gerar mais segurança para os profissionais

A segurança na área de logística é algo crítico. Ela se traduz, nesse setor, como dois fatores: a habilidade de negócios entregarem produtos sem correrem riscos e a capacidade de gestores tomarem decisões que serão cumpridas.

No primeiro caso, ferramentas podem ser utilizadas para rastrear os veículos em todas as etapas do processo de entrega.

Já as soluções de análise de dados e gestão auxiliam os profissionais a tomarem decisões mais robustas e fáceis de serem cumpridas. Dessa maneira, todos os times terão confiança no planejamento e na sua habilidade de guiar o negócio para que ele sempre possa atingir as suas metas.

4. Reduzir custos

A redução de custos se tornou uma prioridade para muitas empresas. Em um cenário econômico desafiador, conseguir mitigar problemas que levam ao desperdício de recursos é algo chave. Afinal, essa abordagem permite que a empresa se mantenha lucrativa sem prejudicar a qualidade dos seus serviços ou da sua infraestrutura.

Ao integrar a tecnologia na logística, o negócio poderá aumentar os níveis de automação, reduzir erros e gerar mais produtividade. Ao mesmo tempo, conseguirá manter equipes integradas, com fluxos de trabalho mais flexíveis e colaborativos além de reduzir as chamadas no SAC. Isso demandará menos recursos para entregar os mesmos resultados melhorando a rentabilidade e a qualidade do serviço prestado.

5. Otimizar a relação com o consumidor

A tecnologia na logística também consegue melhorar a relação que clientes têm com o consumidor. O CRM, por exemplo, auxilia os times a atenderem às demandas de cada cliente com muito mais qualidade. O relacionamento será mais personalizado e capaz de identificar a melhor maneira de solucionar uma demanda sempre.

Ao mesmo tempo, a integração do CRM com outras ferramentas, como o chatbot e soluções de gestão, reduz erros e aumenta a agilidade para solucionar problemas. Os clientes conseguirão acompanhar as entregas com mais facilidade e precisão. Desse modo, a companhia poderá, sempre, atingir altos níveis de qualidade na área.

6. Gerar automação no ambiente corporativo

A automação é uma das melhores formas de gerar competitividade e qualidade para os processos de uma empresa. Ao automatizar rotinas, o negócio pode cortar custos, aumentar os índices de produtividade e eliminar gargalos. Ao mesmo tempo, consegue reduzir erros e auxiliar os times a terem mais atenção a processos críticos.

Na área de logística, esses impactos se traduzem em um fluxo de trabalho mais ágil e preciso. A entrega de produtos, portanto, será feita dentro dos prazos acordados sempre. Isso gera mais competitividade para a empresa e mais habilidade de criar uma boa experiência para o consumidor.

A área de logística é fundamental para garantir que os processos corporativos ocorram com agilidade e segurança. Se bem planejada, ela permitirá às equipes receberem os suprimentos necessários para as suas atividades conforme as suas demandas. Ao mesmo tempo, evitará que o cliente tenha o acesso aos produtos comprados prejudicado.

Nesse sentido, quem investe em tecnologia na logística consegue agregar muito mais valor às atividades dos times dessa área. O aumento da automatização, da troca de dados e da precisão nas rotinas diárias tornará o fluxo de trabalho mais fluido e com menos problemas. Ao mesmo tempo, permitirá ao empreendimento colocar-se à frente de concorrentes com serviços de alta qualidade.

Por isso, sempre busque ferramentas de TI que possam auxiliar a sua empresa a ter melhores resultados nessa área. Ao colocar o investimento em tecnologia na logística como algo estratégico, a empresa pode garantir boa competitividade para os seus serviços. Afinal, todas as áreas terão alta produtividade e inovação para entregar aos seus clientes.

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