fbpx

O passo a passo para fazer um controle de jornada do motorista

Acompanhar o caminho de cada um dos colaboradores e estar atento sobre a localização e caminho que está sendo trilhado são alguns dos cuidados de quem está à frente da logística. Mas você conhece o passo a passo para fazer um controle de jornada do motorista?

Muitas empresas acabam errando nesse ponto, sem traçar um acompanhando ideal, deixando de lado cada um dos motoristas e, em alguns casos, deixando de economizar em diversos aspectos que podem ser conferidos.

Para evitar que a sua empresa seja uma dessas, confira agora o passo a passo para fazer um controle de jornada do motorista. Está preparado? Então vamos lá!

Rotina do motorista no Brasil

Sabemos que acompanhar a jornada de caminhoneiros e motoristas pode ser delicada e com diversas dificuldades. Porém, é fato que esse acompanhamento é importante e não pode ser deixado de lado, não é mesmo?

As peculiaridades da estrada, o cuidado com a carga, o trajeto e até mesmo o tempo de demora em cada trecho são só algumas das características que já fazem parte dessa rotina.

Entretanto, como deve ser feito o acompanhamento da jornada? De acordo com a Lei n° 13.103, aprovada em 2015, existe a regulação desse controle, assim como a garanti de direitos que antes não eram previstos para a categoria.

Descanso, pausa e o tempo limite de direção são algumas das mudanças que estão previstas em lei e que precisam ser seguidas por todas as empresas.

passo a passo para fazer um controle de jornada do motorista

Agora que já foi possível compreender um pouco do panorama de quem atua com esse segmento no país, esse é a hora de ver o passo a passo. Vamos lá?

Mantenha contato com o motorista

Esse é um dos passos mais relevantes e que deve fazer parte da empresa: o contato com o motorista. Além de ser uma boa prática organizacional, essa também é uma maneira de saber como a pessoa está e se todos os acordos estão sendo seguidos.

Por mais que essa seja uma profissão que exige atenção dobrada, é importante que o colaborador saiba que a equipe está preparada para oferecer suporte e contribuir em casos de dificuldades, independente do assunto.

Assim será mais fácil mapear essa jornada, melhorar os aspectos que precisam e registrar uma melhora em toda a equipe, não é mesmo?

Utilize ferramentas para acompanhar o percurso

Acompanhar o percurso que está sendo feito também é um passo importante, afinal, essa é a garantia para saber que tudo está de acordo e que o colaborador está em direção à entrega.

Por isso, invista em opções que ofereçam precisam e que possam fortalecer a sua equipe interna, responsável pelo acompanhamento.

Conte com uma solução completa

Se você deseja precisão e diversos dados em uma ferramenta, essa é a melhor opção para você. A Point Sistemas conta com a solução que estava faltando para a sua companhia.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores e tira as suas dúvidas agora mesmo!

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

O que é o Sistema TMS e seus benefícios

A implementação de um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) como o MyTracking otimiza operações logísticas, reduz custos e melhora a eficiência e o atendimento ao cliente. Além disso, oferece maior controle, visibilidade e conformidade com as regulamentações.

Leia mais »

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.