fbpx

O que é e como funciona o crowdshipping

Você sabe o que é Crowdshipping? Não se preocupe, pois preparamos para você um guia prático explicando melhor sobre assunto. Esse é o momento ideal de descobrir os detalhes desse sistema. Acompanhe a postagem com atenção.

Comprar em ambiente online é algo frequente na vida do consumidor brasileiro e para manter a competitividade é importante contar com estratégias eficientes para realizar a entrega ágil, econômica e segura dessas mercadorias adquiridas virtualmente. O Crowdshipping é um sistema que está ganhando cada vez mais espaço no setor logístico, pois proporciona vantagens incríveis.

Quer entender exatamente o que é e como funciona esse método, certo? Continue acompanhando com atenção esse artigo.

Boa leitura!

Afinal, o que é Crowdshipping? Entenda

De forma geral, o Crowdshipping é um método de entregas em que plataformas realizam a intermediação entre os entregadores e estabelecimentos com veículos próprios.

Em outras palavras, é um serviço de entrega que recorrer ao uso de qualquer forma de transporte, tais como:

• Patinete;

• Moto;

• Bicicleta;

• Carro.

Esse modelo foi criado em 2012 e também pode ser chamado de Crowdsourced Delivery e, instantaneamente, transformou-se em uma solução para resolver algumas necessidades de clientes e empresas.

Entenda que essas entregas realizadas pelo Crowdshipping são executadas por pessoas comuns, portanto, é uma opção bem mais flexível e rápida, consequentemente, se trata de um sistema mais responsivo às necessidades do sujeito.

Acaba sendo mais eficaz em atender os grandes obstáculos operacionais ampliados com o crescimento frequente do e-commerce.

Como o Crowdshipping funciona?

O funcionamento do Crowdshipping é muito simples, basta que o entregador, o empreendedor e o consumidor estejam cadastrados em um aplicativo com a função de conectá-los.

Desse modo, no momento em que o cliente adquire qualquer tipo de mercadoria, o entregador cadastrado será solicitado para fazer a entrega deste produto para o destinatário final.

A ferramenta é responsável por fazer a identificação do profissional que está próximo, tanto do ambiente de coleta, como também do endereço em que será realizada a entrega.

Conforme divulgado pela SuperVarejo, adotar essa modalidade de entrega teve um crescimento expressivo de 515% após o isolamento social resultado do coronavírus ao decorrer de 2020, portanto, é uma tendência do setor logístico.

Empresas que realizam o Crowdshipping

As empresas responsáveis por realizar o Crowdshipping no Brasil são:

1. Lalamove: negócio que conecta diferentes categorias de estabelecimentos comerciais com entregadores que operam na modalidade autônoma;

2. Eu Entrego: é uma empresa desenvolvida em território nacional e bastante famosa por fazer entregas do Mercado Livre;

3. Uber Direct: conecta vários motoristas cadastrados na empresa com diferentes estabelecimentos comerciais.

Os principais benefícios em optar por Crowdshipping

O negócio que trabalha com vendas remotas, certamente, aproveita vários benefícios ao optar por trabalhar com Crowdshipping na parte de sua atividade de entrega.

As principais vantagens que podem ser citadas são:

1. Agilidade na entrega dos pedidos de consumidores;

2. Complementação de entrega nos municípios que restringem a circulação de veículos e caminhões pesados;

3. Baixo risco de o empreendimento ter que lidar com acidentes ou outros prejuízos;

4. Redução dos atrasos de entrega;

5. Maior responsividade às demandas;

6. Alta escalabilidade, uma vez que dá para o empreendimento atender vários consumidores sem que os gastos sejam aumentados proporcionalmente.

Certamente, investir em Crowdshipping é uma excelente estratégia logística para qualquer empresa. O impacto social e ambiental também é positivo, dado que pessoas conseguiram se manter empregadas ao decorrer da pandemia e entregas podem ser feitas usando bicicleta.

Gostou do conteúdo? Não deixe de visitar o nosso site para manter contato conosco!

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

Dados

Tipos de Software para Gestão Logística

Softwares otimizam a gestão logística, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Diversas soluções atendem às necessidades de cada etapa da cadeia de suprimentos, desde o ERP ao controle de torre, como o MyTracking, que oferece uma plataforma completa para empresas de todos os portes.

Leia mais »
Chat GPT

Utilizando o ChatGPT para Otimizar Processos Logísticos

O avanço da inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, incluindo a logística. Além disso, o ChatGPT, uma ferramenta poderosa baseada em IA, pode ser uma aliada significativa para aprimorar processos em gestão, operações e marketing logísticos.

Leia mais »
tecnologia emergente

Reinventando a Logística com Tecnologias Emergentes em 2024

Em 2024, o setor logístico está se transformando com tecnologias como Internet of Things (IoT) e Inteligência Artificial (AI), aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos. Regulamentações ambientais mais rígidas impulsionam práticas sustentáveis, como veículos elétricos.

Leia mais »

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.