Investir em logística é uma necessidade. Com o aumento das compras pela internet, o mercado ficou cada vez mais competitivo e o sistema de entregas precisou ser reformulado. Fazer mais em menos tempo e com o menor custo nunca foi tão importante como no momento atual.
Sistemas de Informação Logísticos
Toda empresa que deseja competir no mercado logístico precisa estabelecer seu plano logístico. Considerando desde a armazenagem, pedido e distribuição. Entretanto, para um funcionamento efetivo, é importante o uso de um sistema de informação logístico.
Afinal, sabe-se que existem diferentes tipos de sistemas que agregam uma ou mais funcionalidades, como o Transportation Management System – TMS, Sistema de gestão de transporte; o Warehouse Management System – WMS, Sistema de Gerenciamento de Armazém; Sistema de Monitoramento de Entregas; Sistema de Roteirização e Sistema de Gestão de Frotas.
Portanto, com todos esses sistemas diferentes e que também mudam de uma empresa para a outra, ficou difícil repassar informações de um para o outro. Baseado nisso, surgiu o Eletronic Data Interchange – EDI.
O que é EDI – Eletronic Data Interchange
O Eletronic Data Interchange, ou simplesmente EDI, serve para realizar o intercâmbio de dados eletrônicos comunicando entre sistemas de informação diferentes. É como se ele fosse um avançado tradutor que transmite entre duas pessoas estrangeiras de diferentes origens mensagens de uma para a outra.
Assim, na prática, o EDI viabiliza a troca de dados entre sistemas variados da própria empresa e de outras empresas. Essa tecnologia veio para resolver alguns problemas na logística, como as falhas na comunicação organizacional e os atrasos.
No entanto, para realizar a comunicação de um sistema para o outro é necessário seguir algumas especificações de um padrão capaz de se comunicar com ambos os sistemas.
Enfim, esse padrão damos o nome de “layout EDI”, é um tipo de manual que detalha a maneira como os arquivos gerados devem ser transmitidos.
Alertamos desde já que existem layouts variados na área logística, mas o que mais se destaca é o padrão EDI PROCEDA.
Padrão EDI PROCEDA
PROCEDA era o nome de uma antiga empresa dos anos 90 que criou uma série de layouts padronizados, estes serviriam para troca de dados entre uma empresa e outra para o tratamento de informações relativas ao transporte de cargas.
Então, devido à alta adesão desse padrão em todo o Brasil, em pouco tempo esse sistema padrão ficou conhecido como EDI PROCEDA.
Claro que hoje mudanças foram implementadas para melhor atender à demanda, mesmo assim o padrão PROCEDA continua sendo o mais conhecido e utilizado.
Esse é um dos melhores modelos diante das necessidades logísticas e é utilizado para melhorar a comunicação. O documento padrão PROCEDA apresenta diversos campos de registro de informações, desde os dados do carregamento até os da pré-fatura conforme detalhamos a seguir:
- NOTFIS – dados das notas fiscais das mercadorias;
- CONEMB – Cópia eletrônica dos conhecimentos de transporte embarcado pela transportadora;
- OCOREN – Listagem das ocorrências relacionadas às mercadorias durante todo o trâmite de entrega;
- PREFAT – Espelho de fatura informando à transportadora quais os conhecimentos e/ou notas de serviço de transporte estão liberados para faturamento e pagamento;
- DOCCOB – É a fatura eletrônica, contém os dados dos conhecimentos e/ou notas fiscais de serviços de transporte a serem pagos;
- O EDI PROCEDA torna a gestão das transportadoras mais eficaz, porque permite maior agilidade na permuta dos dados. Esse é um recurso;
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