Em uma frota, uma das maiores preocupações e gastos é o combustível. E, mesmo que a ondulação de preços seja um problema que não possa ser resolvida por uma gestão de frota, é possível evitar seu consumo excessivo através de um monitoramento de uso dos combustíveis.
Dessa forma, a integração de dados desse uso, feito através de uma gestão de frota em uma empresa, pode fazer toda a diferença nessa despesa, visto que esse sempre é um dos gastos mais elevados.
Gestão de frotas
A gestão de frotas é a forma que a empresa administra os veículos utilizados, tanto para prestação de serviços quanto para transportes e podem ser terceirizados ou próprios. É uma maneira eficiente de gerar melhores resultados e economia para os negócios. Ela realiza um planejamento estratégico para administrar a parte de transportes e garantir seu melhor funcionamento.
Qual o objetivo de realizar esse gerenciamento?
O gestor de frotas, responsável pelo setor, realiza certos procedimentos relacionados não apenas aos veículos, mas também aos condutores.
• Ele faz a avaliação de produtividade e desempenho dos motoristas, como monitorar as rotas e a forma como eles dirigem. Através de ações que melhorem a performance da equipe, é possível identificar a melhor maneira de alavancar os resultados;
• Realiza o controle das despesas e procura soluções que possibilitam a redução de custos, podendo realizar isso por meio de programas de conscientização para dirigir com mais segurança;
• Fazer todos os procedimentos operacionais necessários para ter permissão de dirigir um veículo, como pagamentos do IPVA e do licenciamento e realizar o emplacamento.
A coleta de dados de combustíveis
Para que seja feita uma coleta de dados do combustível sem a possibilidade de haver erros de cálculos, é recomendado o uso de um sistema integrado de gestão de frotas.
Através dessa alternativa, é possível que os gerentes avaliem o uso do combustível através do rastreamento da quilometragem do veículo, observando a causa de um consumo excessivo, podendo tomar decisões assertivas baseadas nos dados coletados.
Esse sistema também possibilita outras vantagens, como rastrear o desempenho do veículo, marcha lenta ou direções bruscas, e informações como essas podem mostrar qual o seu impacto no consumo do combustível. Com resultados mais seguros, os gestores podem ter mais tranquilidade para realizar decisões que sejam mais lucrativas sobre a frota.
Controle de consumo através do sistema de integração
A utilização de métricas para saber sobre o consumo de combustível é uma das alternativas para beneficiar a economia da empresa. O uso do sistema integrado possibilita a utilização das ferramentas necessárias para melhorar o desenvolvimento do processo de coleta de dados, eliminando recursos inferiores e não tão precisos para gerar um bom resultado.
Ao receber esses dados mais confiáveis, sendo precisos e detalhados, o sistema proporciona à empresa obter ideias relevantes para saber qual o próximo passo para evitar o consumo desnecessário dos combustíveis, melhorando os lucros dos negócios.
Comportamentos nocivos na direção podem ser as principais causas do desperdício do produto e, equipando os veículos com o sistema integrado, há o acompanhamento em tempo real sobre as situações envolvendo os condutores. Os resultados avaliados permitem à empresa dar um feedback ao motorista sobre seu comportamento e, consequentemente, incentiva melhores práticas de direção, solucionando o problema dos combustíveis.
Sua empresa está precisando realizar uma gestão de entregas ou fazer planejamento de rotas? Então entre em nosso site para conhecer os serviços que temos a oferecer para os seus negócios!