RDC 430. SAIBA COMO SE ADEQUAR ÀS NOVAS REGRAS SOBRE AS BOAS PRÁTICAS DE DISTRIBUIÇÃO, ARMAZENAGEM E DE TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS

A distribuição, o armazenamento e o transporte de medicamentos são algo que demanda cuidado e deve ser feito de acordo com as diretrizes estabelecidas. Acesse o conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

É fato que diversas normas e regulamentações estão sempre em modificação, com o objetivo de aprimorar a logística e venda de alguns itens. Por isso, é importante que você compreenda a RDC 430: saiba como se adequar às novas regras sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos.

Sabemos que quando o assunto são os insumos da área da saúde, diversas ações devem ser adotadas, pensando na comodidade dos pacientes e até mesmo na higiene com os materiais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo e veja mais informações.

O que é a RDC 430?

Sabemos que quando o assunto é saúde, diversos processos e etapas precisam ser pensados visando o bem-estar daqueles que estão envolvidos no processo e que mais precisam de cuidado.

Não seria diferente quando o assunto são os medicamentos, não é mesmo? Por isso, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou uma nova resolução em outubro de 2020.

O intuito é estabelecer as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos. Assim fica mais fácil compreender o que está sendo feito de acordo com o que é esperado, além de garantir que todos os agentes vão manter as obrigações no cuidado com os insumos.

Vale ressaltar que o novo parâmetro deve ser seguido pelas empresas que fazem a distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos. Ainda não conhece quais são as boas práticas? Confira o conteúdo até o final e veja algumas delas.

RDC 430: saiba como se adequar às novas regras sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos

Preparamos uma lista com as diretrizes e o que deve ser feito em cada uma das etapas. Confira:

Boas Práticas de Armazenagem (BPA)

Essa etapa tem como objetivo manter a qualidade do medicamento durante o processo de armazenagem. Uma etapa importante, por exemplo, é contar com mecanismos capazes de detectar a presença de itens falsificados ou que não podem ser comercializados no país.

Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (BPDA)

Nesse segundo tópico, além do cuidado com a armazenagem, deve ser pensada a distribuição do item e como esse processo pode ser feito de maneira que não altere os aspectos dos itens.

Aqui também é importante levar em consideração a possibilidade de receber e repassar itens ilegais.

Boas Práticas de Transporte (BPT)

Por último, mas não menos importante está o cuidado durante o transporte. Nesse ponto é primordial levar em consideração os cuidados que devem ser aplicados durante o caminho, incluindo a temperatura ideal e o tempo que o medicamento pode ficar armazenado ou exposto em alguns lugares.

Portanto, pensar em todo o processo de logística, incluindo a forma de transporte e até mesmo as medidas para não infecção fazem parte desse processo decisivo.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para acompanhar o nosso blog e não pera nenhum a novidade sobre o tema.

Está precisando de ajuda com a logística de medicamentos? Entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudar você!

Um Software Saas, verdadeiramente escalável e robusto, com rápida implantação, e diversas formas de integração, para que você tenham todas as informações centralizadas.

Você vai se interessar também

Agende uma Demonstração

Valorizamos a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.