O monitoramento dos processos logísticos na entrega de mercadorias sempre foi um desafio para os gestores. Afinal, como realizar remotamente um trabalho tão cheio de particularidades? A torre de controle logístico surgiu para facilitar todo esse trabalho.
Por meio dela é possível controlar as atividades e o tempo gasto em cada uma delas, bem como acompanhar em tempo real e visualizar os indicadores de operação. Com isso é possível ter decisões mais assertivas sobre a entrega de mercadorias. Vamos conhecer um pouco mais sobre o conceito.
O que é torre de controle logístico e como funciona?
A torre de controle logístico funciona como uma central de monitoramento, comando e organização das atividades operacionais das entregas. Nesta central são concentrados todos os dados das etapas de entrega, o que facilita o monitoramento total do processo logístico.
A torre de controle logístico, por operar à distância, precisa de alguns conceitos que gerem qualidade da gestão da entrega. Por isso, a central se utiliza de três princípios basilares:
• Visibilidade
• Análise de dados
• Execução
A visibilidade é a possibilidade de saber antecipadamente e antever ações relacionadas às entregas. Por meio da coleta de dados instantânea, o gestor logístico pode dar respostas rápidas a possíveis imprevistos que possam ocorrer nas entregas.
A análise de dados permite que possíveis problemas sejam mais facilmente compreendidos, permitindo que se tome decisões corretas. Os dados gerados são fundamentais para o gestor entender o processo e suas falhas.
Por fim, a execução é o pilar que garante que o plano estabelecido seja implementado com eficiência. Desta forma, a execução está relacionada a todas as operações que estão diretamente ligadas às entregas.
Monitoramento e controle logístico
A torre de controle é tão importante para o monitoramento e o controle logístico que passou a ser o setor que mais recebe inovações tecnológicas dentro do gerenciamento de cargas. Hoje os gestores possuem sensores de estoque e controle de máquinas, por exemplo, que facilitam o controle e o andamento da produção.
Sendo assim, a torre de controle precisa estar conectada aos outros departamentos da empresa para poder entender, em conjunto, os pontos altos e as falhas das operações logísticas. Por isso, não existe uma fórmula para as operações logísticas utilizadas pelas torres de controle. O modo de trabalhar varia não apenas de empresa para empresa, mas também em regiões e estados.
Evidentemente, o mercado se especializou no segmento e hoje sabemos que existem boas práticas que irão otimizar o processo onde quer que ele seja aplicado. A torre de controle não é um método engessado, pelo contrário, é um sistema dinâmico que pode ser integrado ao seu negócio para atender o que ele precisa.
A implementação da Torre de controle de logística, portanto, depende de um estudo prévio das suas reais necessidades e de suas características. Você pode ainda contar com sistemas que são integrados em plataformas de gestão logística, favorecendo o seu processo de entregas como um todo.
Caso queira conhecer nossa solução de Torre de Controle logístico, que é integrada com a plataforma MyTracking, fale com nossa equipe!