O transporte de cargas é a entrega de uma mercadoria para um determinado destino, podendo ser direto para o cliente ou para a empresa parceira.
Ele também faz parte da logística de transporte. Por isso, a entrega de uma mercadoria precisa ser bem planejada, para minimizar os custos e cumprir todos os prazos que foram estabelecidos.
E para que o transporte seja realizado corretamente, é preciso saber quais são as etapas do planejamento e o tipo de carga que precisa ser entregue.
Por isso, para que você possa compreender mais sobre esse assunto, separamos esse artigo com as principais informações. Continue acompanhando até o final. Boa leitura.
Como funciona o Transporte de Cargas e quais são as suas Etapas?
O transporte de cargas pode funcionar de diferentes maneiras, visto que existem vários tipos de cargas que precisam ser consideradas. Mas, em geral, há algumas etapas padrões que precisam ser feitas. A seguir separamos as principais:
Escolha do Transporte
A primeira etapa do transporte de cargas é escolher o veículo adequado para realizar a entrega. O processo de escolha vai levar em conta se a sua empresa faz a entrega própria ou se possui uma transportadora terceirizada.
Isso acontece porque, em situações da entrega própria, será preciso de um profissional especializado para verificar as necessidades da empresa e o veículo adequado.
Caso essa não seja a sua situação e você tenha uma organização parceira, normalmente será preciso ter uma conversa com as partes envolvidas, para que você veja os veículos disponíveis.
Com isso, a empresa parceira deverá sugerir a alternativa adequada para o que você procura.
Manutenção dos Veículos
Depois que o veículo foi escolhido, o próximo passo será verificar se ele está adequado para a viagem. Para isso, será preciso fazer uma manutenção preventiva e, assim, verificar se todas as peças estão funcionando corretamente.
Caso haja algum defeito no automóvel, ele precisará ser solucionado para que, então, o motorista possa seguir com a viagem.
Se o defeito não estiver relacionado ao funcionamento do automóvel como, por exemplo, a quebra de algum item na cabine, isso poderá ser solucionado depois, também para que a entrega seja feita com mais agilidade.
Emissão dos Documentos
Antes de uma mercadoria ser transportada, independente do seu tamanho ou tipo, é preciso realizar a emissão dos documentos. O motorista só pode realizar a entrega com a nota fiscal dos produtos e a autorização da operação para determinadas situações.
Por isso, após a manutenção, a próxima etapa é separar os documentos para que as cargas possam ser transportadas.
Planejamento de Rota
Com todas as etapas anteriores concluídas, em seguida será preciso realizar o planejamento de rota. Esse planejamento é fundamental para garantir que os produtos sejam entregues dentro dos prazos e, assim, diminuir os custos da operação.
Em um planejamento, será preciso traçar o caminho de entrega, visando o que seja mais rápido possível e que traga menos prejuízos.
Ou seja, é preciso verificar se as ruas estão muito danificadas, pois isso poderá trazer mais prejuízo para a transportadora.
Também é necessário avaliar se o caminho é seguro, para evitar roubos e realizar o controle de estoque. Essa parte será necessária para saber se os produtos estão disponíveis no estoque e prontos para entrega.
Coleta de Mercadorias e Conferência
A etapa de coleta e conferência da carta é feita para verificar a quantidade de itens e realizar o registro dos mesmos. Essa etapa ainda é realizada no centro de distribuição e é um processo feito pela equipe responsável por fazer o carregamento da carga.
A conferência dos produtos é essencial para evitar que sejam entregues mercadorias com danos e para ter controle sobre os mesmos.
Controle do Descarregamento
Por fim, depois que o veículo chegar no local a última etapa é o descarregamento. Nesta parte, as mercadorias serão retiradas do veículo para a sua entrega. Nesse momento, será preciso conferir se as mercadorias estão conforme a lista de produtos.
Quais são os Tipos de Transportes de Cargas?
O transporte de cargas pode ser dividido em diferentes tipos, isso porque no modal rodoviário — a forma como a locomoção será realizada — existem mais de uma forma de fazer o transporte.
Então para você poder entender melhor sobre isso, separamos os principais tipos a seguir.
Cargas Gerais
As cargas gerais são aquelas que não precisam de caminhões ou veículos próprios para as entregas. Ou seja, é o envio de mercadorias ou objetos comuns do dia a dia.
A versão do Uber Flash, por exemplo, pode ser entendida como um recurso para o envio de cargas gerais. Isso acontece porque o objeto pode ser enviado em um veículo comum.
Encomendas
Embora semelhante ao tipo anterior, as encomendas podem ser entendidas como cargas que necessitam do serviço de uma transportadora, contendo um remetente e um destinatário.
Nesse caso, a transportadora deve buscar a encomenda no local estabelecido e entregar no destino no prazo certo. É preciso que haja o uso de um sistema de monitoramento da mercadoria para que as partes envolvidas possam acompanhar a entrega.
Cargas Perigosas
Como o próprio nome já diz, as cargas perigosas são aquelas que podem causar danos durante o transporte e é por isso que o Código Brasileiro de Trânsito exige algumas normas para a entrega desses produtos.
Mudanças
Já as mudanças, são tipo de transporte de itens de casa quando uma pessoa precisa mudar de residência. O veículo utilizado, nesse caso, vai depender da quantidade de itens do morador, podendo ser desde veículos de transporte pequenos até uma carreta.
Além disso, existem transportadoras de mercadorias que fazem a entrega na cidade do local onde ele vai buscar os móveis, enquanto outras fazem o envio para outros estados.
Cargas Frigoríficas
As cargas frigoríficas precisam de um cuidado especial. Por se tratar de alimentos, os veículos precisam ser adaptados para o armazenamento da carga. Dentre os cuidados, podemos destacar a limpeza, ventilação adequada e a temperatura ideal.
Cargas de Grande Porte
Por fim, outro tipo de carga são as de grande porte, para as quais é preciso utilizar veículos especiais para conseguir realizar o transporte dos itens.
Nesse caso, o Código Brasileiro de Trânsito também possui algumas regras para que o envio dos itens aconteça da melhor forma. Além disso, é preciso definir um horário especial para a circulação e, dependendo do caso, também há necessidade de escolta.
Chegamos ao final desse artigo, aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre logística de transporte!