Em geral, sabemos que a cadeia de suprimentos — ou popularmente conhecido como supply chain — é um dos processos mais importantes de uma empresa. Afinal, estamos realizando o acompanhamento do produto, até que ele esteja devidamente pronto para ser ofertado aos clientes finais.
No entanto, quando essa gestão não é executada da maneira correta, pode oferecer diversos malefícios. Quer saber quais são? Veja os 3 erros mais comuns na gestão de supply chains e aprenda como evitá-los.
1. Não levar em consideração os dados da cadeia de suprimentos
De acordo com o vice-presidente da cadeia de suprimentos da empresa RiverWood Solutions, Akhil Oltikar, ele ressalta a questão de que os dados da cadeia de suprimentos são ativos extremamente importantes para uma empresa.
De forma prática, sabemos que eles são gerados a todo instante nas operações e também na gestão de abastecimento global. Eles podem ser dados de testes logísticos ou de produtos, transações, comunicação via e-mail pelas equipes, dados de conhecimento tácito, e muitos outros.
Logo, é essencial analisar os tipos de informações que possuem um grande potencial de serem utilizados para tornar o planejamento estratégico ainda melhor, seja a curto, médio ou a longo prazo.
2. Ter muitos parceiros na empresa
Quando tendemos a lançar um produto ou um serviço através de diversos parceiros de forma praticamente simultânea, esse processo tende a não ser uma boa ideia — isso se sua empresa possuir uma marca multimilionária e que possua processos bem rígidos e taxativos.
Em outras palavras, esse “acúmulo” de parceiros na corporação poderá tornar alguns processos ainda mais complexos, aumentando os riscos que o dono da empresa deseja reduzir. De forma prática, fazer o gerenciamento de complexidades advindas de um novo produto com diversos fornecedores pode tornar as atividades mais lentas, causando mais prejuízos do que soluções. Portanto, tenha um time de parceiros exclusivos e que consigam suprir as necessidades presentes.
3. Ineficiência no atendimento online
Como bem sabemos, uma boa gestão de supply chain precisa acompanhar as principais necessidades dos clientes, além de desenvolver políticas eficientes e ofertas mais adequadas e atrativas para o atendimento ao consumidor.
Quando não realizamos esse processo da maneira correta, tendemos a gerar um grande impacto no negócio, uma vez que dinheiro desperdiçado e vendas perdidas são situações comuns quando não existe uma boa gestão da cadeia de suprimentos. De forma prática, diversas empresas deixam de focar no cliente para focar nos produtos.
Estamos vivendo em uma época onde os consumidores estão cada vez mais educados de mercado, ou seja, mais estudados quanto às marcas que desejam se relacionar. Por esse motivo, o principal foco deve ser o cliente, pois assim conseguimos entender suas necessidades e oferecer produtos que efetivamente atrairão as pessoas.
Sem dúvidas, uma boa gestão de supply chain promove ainda mais competitividade de uma empresa no mercado. Afinal, estamos falando de cada processo na cadeia de suprimentos, desde a coleta e entrada de insumos até a criação e divulgação do produto final ao cliente. Esse gerenciamento deve ser muito bem inspecionado, pois em um mercado saturado, o que vai diferenciar sua marca do seu concorrente é o seu produto e a qualidade que ele oferece.
Portanto, agora que você já conhece os principais erros na gestão de supply chain e como contornar essa situação, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e tire suas dúvidas sobre o tema.